segunda-feira, 4 de abril de 2011

100 revistas científicas de turismo e afins internacionais

Postado por Alexandre Panosso Netto

Há alguns meses comecei a "colecionar" e relacionar as revistas científicas de turismo e afins internacionais que eu tinha conhecimento e que os colegas iam me apresentando. Hoje alcancei o número de 100. Estão todas aí do lado direito do blog.

Os temas principais de tais periódicos são:
TURISMO
LAZER
HOSPITALIDADE
VIAGEM
MARKETING
PARQUES
RECREAÇÃO
GESTÃO
PESQUISA
SUSTENTABILIDADE
EVENTOS
TECNOLOGIA
FESTIVAIS
ADMINISTRAÇÃO
DESENVOLVIMENTO LOCAL
CULTURA
ETC.

São revistas de acesso livre e fechado, com os endereços eletrônicos atualizados (salvo engano).

Nas de acesso livre o conteúdo pode ser baixado livremente, de forma gratuita em qualquer computador com internet.

Nas de acesso fechado, o interessado deve se cadastrar e pagar para baixar cada artigo ou um conjunto de artigos por um determinado tempo. Pelo elevado custo, isso dificilmente ocorre. O que vale, para nós brasileiros, é acessar tais revistas estando dentro de universidades que possuem o livre acesso no Portal Capes de Periódicos http://www.periodicos.capes.gov.br/.

Mas para os alunos e professores que estão ligados a uma universidade também é possível o acesso a tais  revistas por meio de um sistema que se instala no computador de casa, ou no notebook, e com login e senha previamente cadastrados na universidade, é possível acessar tais revistas mesmo estando fora da universidade.

É assim que tenho feito desde que vim para a Espanha este ano. Acesso por meio do VPN da USP, no qual estou cadastrado. Assim tenho acesso, aqui de minha "casa", a todos os periódicos do Portal Capes. E como isso tem me ajudado!

A revista de número 100, que cadastrei hoje foi a NA SZLAKU GORY TURYSTYKA ALPHINIZM (http://www.ourglocal.com/journal/?issn=12309931). Clique aí ao lado e descubra de onde ela é o que significa, caso você não consiga entender além do "turismo" e do "alpinismo" que é possível "imaginar" em seu título...

Também já tenho cadastradas aí ao lado 16 revistas de turismo e afins brasileiras. Parece-me que nem todas estão ativas, mas já é um começo para quem quer saber algo da área.

A lista continua a crescer. Se você conhece alguma revista que não está aí citada, pode me indicar que incluo.

O objetivo disso?
Uso próprio, além do mais, já sei que tem servido para vários colegas. Faço porque gosto, caso contrário não teria graça.

Nenhum comentário: